sexta-feira, 19 de setembro de 2014

For Men: Tudo o que você precisa saber sobre gravatas - Pt. 1

gravata é um acessório muito importante no vestuário masculino, pois é uma das poucas variações que o homem pode adotar para adicionar personalidade a um traje social. 
Falar sobre gravatas pode até parecer simples, mas é um assunto mais extenso, portanto nesse primeiro post abordarei apenas os tipos de gravata que existem e os nós mais comuns, pois esse tópico foi muito pedido!

Existem três principais tipos de gravata masculina:

Gravata Clássica ou Standard
É um pouco mais larga e o material geralmente é seda tecida ou impressa, mas existem variações mais espessas como em lã, por exemplo. É o tipo de gravata preferido de figuras políticas e o mais comum entre os homens.


Gravata Slim ou Skinny
É mais estreita, mais delicada, afina a silhueta e adiciona estilo e modernidade à composição. Uma gravata slim pede que o corte do restante do traje seja todo slim também. Geralmente, os homens que se preocupam bastante com o visual, acabam escolhendo esse modelo, por ser mais estilosa. Não é indicada para quem está acima do peso, pois por ser estreita, ela dá a impressão de que você está maior.


Gravata borboleta
A gravata borboleta é ideal para complementar trajes de gala/Black Tie. No Brasil, não é muito comum ver esse estilo, a não ser em eventos específicos, mas você apostar numa gravata borboleta para um casamento, por exemplo, que com certeza se destacará.




O nó da gravata é muito importante e deve criar harmonia com o colarinho, proporcionando elegância e conforto, e para ser considerado bem feito, deve preencher todo os espaço do colarinho.

Assista o vídeo para aprender a fazer quatro nós de gravata, que são os mais comuns e mais utilizados, e receber outras dicas importantes.



Nó Simples (four in hand): é o mais prático, mais fácil e mais versátil pois combina com todos os tipos de colarinho. Comece treinando por ele. Por ter apenas uma laçada, ele fica melhor em gravatas mais grossas, porém para o Colarinho Curto, ele é o nó ideal acompanhando uma gravata slim.

Nó Duplo: tem uma laçada a mais que o simples, também combina com todos os tipos de colarinho. É o nó ideal para o colarinho inglês, pois esse nó fica mais comprido e acompanha o comprimento do colarinho.

Nó Windsor: o mais elegantes dos nós é também o mais volumoso, por isso exige um colarinho aberto, como o italiano. Não use esse tipo de nó com colarinhos mais fechados (ex: Inglês)

Nó Semi-Windsor: ele tem uma laçada a menos que o Windsor, portanto tem menos volume, porém também é muito elegante e combina com todos os tipos de colarinho.


Se você tiver dúvidas em relação ao colarinho, acesse o post de Colarinhos que explica direitinho a diferença de cada um.

Considerações finais:
  • O tecido da gravata influencia muito o nó: Gravatas de seda (mais leves e por isso ideais para os dias quentes) formam nós menoresGravatas de jacquard são mais pesadas e proporcionam nós maiores.
  • A perna maior da gravata deve-se apoiar sobre o cinto (como mostrado no vídeo) e a perna menor nunca deve aparecer.
  • Em nenhuma hipótese a gravata deve ser usada dentro da calça ou da camisa. 
Espero que tenham gostado do post e do vídeo! Não se esqueçam de curtir e compartilhar o vídeo, se inscrever no canal e curtir a página do blog no facebook, assim vocês ajudam no crescimento do blog!

Se tiverem dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários por favor!

Até a próxima!







Fotos: Reprodução

Um comentário: